Home

A Paróquia

Paróquia Sant'Ana de Abranches

 

Origem:

A Paróquia de Sant'Ana de Abranches tem uma história rica, sendo a terceira colônia de imigrantes poloneses mais antiga do Sul do Brasil, logo após as colônias de Brusque, em Santa Catarina, em 1869, e Pilarzinho, no Paraná, em 1871. Em 1873, os poloneses se estabeleceram na região, a maioria em Abranches e colônias vizinhas, fazendo de Abranches o centro da comunidade.

 

Capela:

Quando os poloneses chegaram a este local, encontraram uma capela rústica, dedicada a Sant’Ana, já construída por tropeiros e antigos moradores da região. Em 1874, após uma visita do Presidente da Província, a pequena capela passou por reformas para melhor atender às necessidades da comunidade. A reinauguração ocorreu em 29 de novembro de 1874. Aos domingos e dias santos, os moradores se reuniam para recitar o Terço, celebrar missas e entoar cânticos piedosos.

Em agosto de 1875, o primeiro capelão polonês, Mariano Grzenski, foi nomeado para atender Abranches e região. Em 1878, com a nomeação do quarto capelão, Pe. Ladislau Grabowski, a comunidade iniciou uma campanha para arrecadar fundos com o objetivo de expandir a casa paroquial, construir uma nova capela espaçosa e estabelecer um cemitério.

Em 12 de outubro de 1879, o cemitério foi oficialmente abençoado em uma cerimônia solene. A missa foi celebrada pelo vigário da capital, Padre Agostinho Machado Lima, e concelebrada pelo capelão Ladislau Grabowski às 10:00 horas. Participaram dessa cerimônia, além dos clérigos citados e a população da colônia, autoridades vindas do centro da cidade. O senhor Presidente da Província desde 23 de abril de 1879, Manuel Pinto de Souza Dantas Filho, contribuiu com uma doação financeira para o empreendimento, assim como o senhor secretário de governo e o agente oficial de colonização. Todos foram recepcionados por um generoso almoço na casa paroquial do Abranches.


Primeiros Sacerdotes:
Inicialmente, a Capela Sant'Ana de Abranches estava sob a jurisdição da Paróquia de Curitiba. O primeiro capelão nomeado foi o Pe. Mariano Grzenski, em 21 de julho de 1875, seguido pelo Pe. João José Rodrigues, em 26 de setembro de 1876. A partir de 1º de agosto de 1877, o Pe. Antonio Joaquim Ribeiro assumiu o cargo. O ano de 1878 trouxe uma bênção para Abranches, com a nomeação, em 23 de dezembro de 1878, do Padre Ladislau Grabowski, que se tornou o quarto sacerdote a servir na Colônia Abranches. Ele exerceu o ministério na região por três anos, até 25 de abril de 1881, quando foi sucedido pelo Pe. Francisco Xavier Gurowski, que começou o Livro de Tombo.
 

Construção da Igreja:
Em 11 de fevereiro de 1893, na presença de numerosos colonos poloneses da Colônia de Abranches, a NOVA IGREJA DE SANT'ANA foi abençoada. A cerimônia de bênção foi conduzida pelo Ilmo. Rvmo. Padre Vigário Geral Forense Alberto Gonçalves, com a assistência dos Rvmos. Padres Francisco Soya e do Capelão local, Padre André Dzietkowicz.
 

Carta Pastoral de 24 de fevereiro de 1895:
Em 24 de fevereiro de 1895, o Exmo. Revmo. Dom José de Camargo Barros, Bispo de Curitiba, anunciou aos seus diocesanos a Visita Pastoral. Ele expressou seu desejo de visitar suas famílias e lares para compartilhar os tesouros das graças espirituais, que o Espírito Santo havia confiado a ele desde sua consagração episcopal. Assim como Jesus, que não se contentou em enviar apenas os Apóstolos, mas também percorreu todas as cidades da Judéia, derramando os benefícios de seu poder infinito e as misericórdias de seu coração compassivo. Ele nos ensinou que o verdadeiro Pastor é aquele que, deixando as noventa e nove ovelhas, vai em busca da centésima, aquela que se afastou do rebanho, e ao encontrá-la, a coloca sobre os ombros e a reconduz ao redil.

Horários das Missas da Matriz:

 

  • Quinta-feira às 19h30min
  • Sábado às 19h
  • Domingo às 8h e às 10h30min